Tuesday 20 November 2012

À conversa no trânsito


Em plena Fontes Pereira de Melo, posicionada em frente da passadeira, olhava para um lado e para o outro, a ver se alguém me via, como quem não quer a coisa. Passados alguns minutos e muita rotação da cabeça, fixei-me na presença de alguém no meu lado esquerdo, pus o meu maior sorriso, olhei directamente nos olhos, e disse: “Olá, boa tarde. Posso-lhe pedir ajuda para atravessar?”. Não obtive resposta. Pensei: “grande estafermo! Como é possível? Não hás-de ser mais teimoso que eu”.  Aguardei mais alguns segundos, e voltei à carga. Desta vez com um sorriso ainda maior, e uma voz mais assertiva (podia ser surdo): “OLÁ! Gostaria de atravessar. Posso-lhe pedir ajuda?”.  Apenas se ouvia o ruido ensurdecedor do trânsito. Nada que se parecesse com uma resposta. “Pindérico horroroso. Pois toma!”. E comecei a fazer-lhe caretas. Mas aquela pessoa ao meu lado não se mexia. Nem para a frente, nem para trás. Comecei a achar estranho tanta imobilidade. Enchi-me de coragem, e estendi delicadamente a mão em direcção à pessoa. “Q’orror! Tinha estado falar com um semáforo à frente de toda a gente, e ninguém foi capaz de me avisar!”.

No comments:

Post a Comment