Sunday 13 January 2013

A ciência do incenso

Quando queres impressionar um potencial namorado, acendes velas, serves espumante, e pões incenso a queimar, certo? Dada a minha dificuldade, e a minha mania de complicar (não me explicar bem, segundo os amigos), pedi-lhe: Pedro, acendes um incenso? É muito simples! Acendes o fósforo, encostas ao pau de incenso. Quando estiver incandescente, sopra até apagar. Ficámos em silêncio. Eu expectante, perguntei: ”já está incandescente?” ao que me respondeu: “sim”, soprando em seguida. Mas nada de aroma. Volto a insistir: “está a deitar fumo?” – O quê? – O pau de incenso. – Não. – Então, vais ter que fazer tudo outra vez: acendes o fósforo, encostas ao incenso, e quando estiver incandescente, apagas. Mas nada. O raio do pau de incenso, não deitava cheiro nem por nada! Sem perceber o que se passara de errado, pedi-lhe que me explicasse. Disse então:  “acendi o fósforo, e quando ficou incandescente, apaguei-o”.  Eu fiquei incrédula a olhar para ele e a pensar: “estou perante uma aberração da natureza. Nenhum “ambiente” resiste a isto. Desatei a rir, e exemplifiquei como se fazia.


No comments:

Post a Comment